-
Arquitetos: memo architectuur
- Área: 240 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Evenbeeld
-
Fabricantes: &Tradition, Dinesen, FLOS, Grohe, Schüco, Viabizzuno, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à pandemia de COVID-19, os proprietários adquiriram esta antiga habitação multifamiliar sem nunca terem colocado os pés no seu interior. Uma estrutura dilapidada, mas com uma fachada encantadora; imaginar uma renovação completa significava que o volume poderia ser adaptado inteiramente às suas preferências.
A localização também não era um problema: um jardim urbano voltado para sudeste com vista para uma igreja, um parque para caminhadas e duas belas árvores antigas significavam privacidade em relação aos vizinhos dos fundos.
Os dois apartamentos desatualizados foram transformados numa moradia unifamiliar, coroada com um nível adicional durante a remodelação. Este gesto não apenas dialogou com a paisagem urbana, mas também proporcionou a oportunidade de otimizar todos os espaços para ocupação a longo prazo.
Um plano inicial centrado na preservação das principais estruturas de suporte rapidamente deu lugar a uma revisão completa: a certa altura, apenas a fachada frontal e as divisórias permaneceram em pé. Através de modificações bem escolhidas e foco nas prioridades, foram feitos esforços para introduzir o máximo de luz natural possível na estreita casa geminada.
Com uma largura de 4,75 m e uma profundidade de 16 m, a porção central e escura foi particularmente abordada. A circulação vertical foi realocada para o centro da casa, criando um poço de luz. Claraboias adicionais foram instaladas e as grandes janelas frontais e posteriores garantem uma experiência repleta de luz em toda a casa.
Com preferência pela cor e materiais naturais, as intervenções foram criteriosamente selecionadas. No início do projeto já foram escolhidos vários acabamentos e artesãos, formando a base sobre a qual o projeto seria posteriormente construído. Um extenso trabalho de autoconstrução nos permitiu investir nos aspectos técnicos e energéticos da casa, bem como no seu apelo estético, criando uma casa sustentável.